terça-feira, fevereiro 15, 2011

Não faça isso com seus cabelos!

Encontrei estas informações interessantes sobre cabelos e gostaria de dividir com voces... algumas coisas eu nem sabia, portanto, acredito que algumas pessoas também nao saibam...

Hoje vou falar sobre O QUE NÃO - NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, DE JEITO NENHUM - FAZER COM SEUS CABELOS.


Dormir com o cabelo molhado - ok, eu sei que hoje em dia a gente trabalha demais, chega cansada do serviço, lava o cabelo no banho, engole alguma coisa e vai deitar... mas isso definitivamente não é bom para a saúde das madeixas. O cabelo úmido vai esquentar o couro cabeludo, que abafado, pode desenvolver fungos. Já pensou que eca? Os fios molhados também tendem a quebrar mais facilmente. Além do mais, dormir com cabelo molhado pode desencadear uma crise de sinusite nada amiga.


Torcer o cabelo ou esfregar com a toalha - tá certo que não é legal sair pingando o combo água + creme pelas costas, mas precisa fazer a atrocidade de torcer o cabelo como se ele fosse uma trouxa de roupa? Esse mal hábito pode quebrar todo o comprimento e deixar uma farofa só. Esfregar a toalha na cabeça também não é uma boa ideia já que o atrito gerará eletricidade nos fios, o que leva aos malditos frizz.


Não hidratar - você aplica creme hidratante na pele todos os dias, certo? E porque pensa que seu cabelo não merece esse tratamento também? E olha que é bem mais fácil hidratar as madeixas, pois o processo todo só precisa ser realizado uma vez por semana. Seja boazinha. Compre um bom creme de tratamento ou máscara de hidratação e faça esse agrado a si mesma.


Hidratar da forma errada - a hidratação deve ser feita uma vez por semana com produtos adequados ao seu tipo de cabelo (seco, oleoso ou misto). Estes devem ser aplicados três dedos depois da raiz até as pontas. Nunca no couro cabeludo! Não use toucas términas, pois antes de fazer o bem elas cozinham sua cabeça, maltratando o fio. Pode usar touca com bolinhas de isopor que esquentam pouco, ou papel filme, por até meia hora.


Não massagear - se pensa que hidratar é só colocar o creme e esperar, errou feio! O que vai fazer os ativos do creme penetrarem no fio é a massagem. Aplique o creme em uma mecha de cada vez (de aproximadamente 2 dedos de espessura) e vá espalhando de cima para baixo em movimentos rápidos e contínuos.


Não retirar totalmente o creme - ô, minha gente... nada de acumular produtos no cabelo, hein? Ele pode ficar pesado, sem brilho e seboso. Ninguém merece! Na hora do enxague, tire tudinho, até a água ficar sem espuma ou cor, completamente límpida.


Demorar para lavar - se a senhorita faz escova no sábado e passa toda a semana correndo da água na cabeça, um palavra: ECA!!! Além de suor, seus cabelos acumulam poeira, oleosidade, produtos finalizadores (gel, creme para pentear, óleo reparador de pontas, mousse, spray...), fumaça, caspa e tantas outras coisa nojentas que eu não vou citar aqui. Quer mesmo ter essa colônia do terror morando na sua cabeça? Além do que, um cabelo cheiroso e limpo é coisa que homem nenhum bota defeito. Pode perguntar para qualquer macho que você conheça se ele prefere um cabelo limpo e cheiroso ou escovado (bonitinho, mas fedidinho).


Lavar o cabelo no banho - o problema em si não é nem lavar o cabelo no banho, é lavar o cabelo NA ÁGUA QUENTE do banho. A água quente resseca os fios e o couro cabeludo. Este produz mais oleosidade para sanar o problema, o que causa a caspa e a ceborréia (que leva à calvície). Ou seja você pode ficar toda trabalhada no pó branco nos ombros (o que não é nada elegante) e careca (vá-de retro, #morrediabo). Habitue-se a lavar os cabelos na pia ou tanque; ou lave os cabelos no banho, mas na água morna-para-fria.


Chapinha sem escova - esse pecado aqui é muito cometido. A moça vai, lava o cabelo e, com ele úmido ainda, manda ver na chapinha. Ou, igualmente errado, deixa o cabelo secar ao natural (e com o passar do tempo adquirir oleosidade) e passa a chapinha depois. No primeiro caso a moça cozinhou o cabelo, no segundo, fritou. Errado... muito errado!


Abusar das químicas - não dá para alongar, relaxar, fazer progressiva e pintar os fios, fia... Isso é guerra química! Escolha uma química de cada vez e, se resolver mudar, espere ao menos 15 dias para outra aplicação. Na verdade, o melhor que se pode fazer é conversar com um cabeleireiro profissional (larga mão de ser muquirana!) e pedir um help. Ele é o expert e vai te dar dicas e prazos para os tratamentos.

Imagens: Google

2 comentários:

  1. Olá,
    Estou inaugurando o meu blog e para comemorar estou fazendo um sorteio de um kit chandon com bombons finos e um bolo fraldas para chá de bebê, espero a usa participação.
    Abraço
    Rê Felix
    www.finafolia.blogspot.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o site.. tinha umas coisas que eu nao sabia.. hehe obrigada pelas dicas

    beijin..

    ResponderExcluir

Seja muito bem vinda e fique a vontade para comentar!!!
Sugestôes, dicas e criticas são sempre bem vindas!!!
Obrigada pela visita!!!